Alocação Didática: perspectiva da representante discente junto a comissão de graduação

Chega o final do semestre e uma pergunta permeia as cabeças dos alunos do instituto de física: “qual será minha grade no próximo semestre?”. Diversos fatores entram nessa decisão: as disciplinas do seu período ideal, as disciplinas que você atrasou, os professores alocados para tais disciplinas, as optativas que te interessam e serão oferecidas; garantindo sempre que as disciplinas escolhidas não tenham conflito de horário. E, todo período de matrícula, vem o luto de não conseguir sua grade dos sonhos, pois um professor de péssima fama vai lecionar a disciplina que você mais queria pegar, e agora?

É importante entender como funciona essa alocação didática para que nós, como alunos, saibamos para quem reclamar.

Primeiramente, é importante saber que esse processo começa cedo; com cedo eu digo que no calendário da CG (comissão de graduação) deste semestre, o primeiro evento estava para acontecer no dia 12 de setembro. Mas quais são esses eventos? Primeiramente, as CoCs (comissões organizadoras de curso) definem as prioridades, que são docentes que deram uma disciplina pela primeira vez no ano anterior e então ganham a prioridade para reoferecê-la. Com as prioridades definidas, há o envio da mensagem para os docentes que as têm; no estatuto do IFUSP se o docente exercer a prioridade ele é automaticamente alocado na disciplina. Assim, temos a primeira versão da carga com as prioridades exercidas.

Agora, começa a parte delicada. É enviado para os docentes um formulário online, em que eles devem escolher quatro disciplinas que estão interessados em lecionar, colocando em ordem de preferência; eles devem também manifestar se irão dar carga dupla e se irão lecionar disciplinas na pós-graduação. É muito importante que o docente preencha devidamente o formulário. Perceba o seguinte: se o corpo discente quer muito que algum professor ministre uma disciplina, é necessário pedir para que ele coloque essa disciplina nas preferências dele no formulário – melhor ainda se ele colocar com maior preferência – e então os discentes podem organizar um abaixo-assinado. Assim, o combo docente pedindo preferência + abaixo-assinado aumenta muito as chances dele ser alocado na disciplina. Vale lembrar que se o professor não colocar a disciplina nas preferências, o abaixo-assinado perde muito o efeito.

No dia 17 de outubro haverá uma reunião ordinária da CG, essa reunião é muito importante para a alocação didática. Nela, é observado a situação das disciplinas obrigatórias para cursos do IFUSP e para demais institutos que têm disciplinas da física; é nesta reunião que a RD (representante discente) consegue mostrar os abaixo-assinados. Há ainda mais uma reunião da CG, de novembro, em que podem ocorrer reajustes na carga horária, principalmente em relação a disciplinas optativas e alocação de docentes para a Escola Politécnica.

Vale destacar que professores que pegam carga dupla tem prioridade na escolha de disciplinas, diversos professores pedem licença prêmio e não lecionam nenhuma disciplina no semestre e o formulário online para os docentes é muito extenso, com muitas respostas e muito texto; já ocorreu e deve ocorrer novamente erros. Os alunos, se souberem de algum professor interessado em lecionar alguma matéria, fiquem atentos e avisem a RD.

Também é importante ressaltar que a alocação de docentes para disciplinas optativas ocorre por último; depois das obrigatórias do ifusp, das obrigatórias dos demais institutos e das optatórias; então, acontece de mesmo tendo professores interessados numa determinada disciplina optativa, ele já tenha preenchido sua carga horária com outras disciplinas. Por fim, é sempre importante saber que as CoCs dos cursos têm influência nas cargas e é importante mantê-las informadas sobre possíveis questões, principalmente com professores problemáticos; formas de fazer isso é pela avaliação de disciplinas no fim do semestre e alertando os RDs das CoCs. As disciplinas de outros institutos, como as disciplinas do IME (instituto de matemática e estatística), não cabem a CG do IFUSP e sim a CG do IME.

Sobre a autora: Triz Persoli é Representante Discente junto a Comissão de Graduação, estudante do curso de bacharelado em física e vice-presidente do Cefisma.

👀 Não perca as Novidades do IFUSP!

Não fazemos spam! Vamos te enviar APENAS um email por semana com as atualizações de repasses e/ou postagens da semana.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Vem falar com o Cefisma!