O objetivo do edital é estimular a modernização. Note que ele não visa a substituição das atividades presenciais, como dito em diversos trechos do edital. A respeito do ensino híbrido, seria errôneo interpretá-lo como uma aula online, sendo constituídas apenas de videoaulas. As aulas gravadas seriam recursos adicionais!
A respeito das categorias, não temos condições de propor um projeto para a categoria A, portanto ela está totalmente fora de questão. O foco da discussão seria a categoria B, porém não há muitas propostas até o momento. Uma proposta interessante seria a CoC-Bach promover monitorias de matemática e física básica, utilizando softwares e contratando monitores; seria uma espécie de minicurso de reforço. Foi apontado que monitorias na graduação não costumam ser muito eficientes, então seria interessante que fosse uma disciplina complementar.
Desta forma, a proposta final foi a formação de uma nova disciplina com reforço de matemática básica. Seria uma disciplina online, no Moodle, onde o aluno dita seu ritmo (talvez para alunos ingressantes não seja o ideal). Os estudantes fariam diversos exercícios de matem´atica e programação (Mathematica e Python), pois é importante ”botar a mão na massa”, e, por exemplo, plotar o gráfico de uma função para estudar o seu limite ajuda bastante na visualização do que está sendo aprendido teoricamente. Haveria um monitor supervisionado por um docente encarregado da disciplina. Perceba que esta proposta realmente pode não contemplar o requisito de diminuição de carga cognitiva no momento, mas pode-se argumentar que isso ocorrerá no futuro.
Outras ideias também foram discutidas. Foi dito que o ideal seria uma readequação de uma disciplina e não criar outra, porém não houve tempo para conversar com professores que precisaram reformular seus cursos durante o EaD. Outra questão levantada foi de que as disciplinas de Lab são de aprendizagem ativa e seria uma boa ideia utilizar a verba para renovar os instrumentos, porém não atende a redução da carga cognitiva. Softwares de simulação podem ser utilizados em disciplinas mais avançadas, como Lab V, mas precisa-se conversar com o coordenador da disciplina.
Uma dúvida que surgiu ao ler-se o tópico V-b) da elegibilidade foi ”o que seria a redução de carga cognitiva?” E a resposta dada foi ”algo como o Scale-Up fazia, diminuindo a formalização e colocando mais aplicação.” Um fator levantado foi de redução de redundância de disciplinas para diminuir a carga. Porém, também foi citado o caso da Alemanha, quando mudaram a forma de ensino de Diplom para Bachelor, diminuindo a carga horária, com o discurso de diminuir redundâncias, houve uma diminuição na ”qualidade” dos alunos que chegavam no doutorado.
A respeito de questões burocráticas, talvez seja melhor propor como monitoria e não uma disciplina, apenas pela burocracia de criar-se uma nova disciplina, mas a monitoria seria como uma disciplina. Também há a possibilidade de ser criada como disciplina do CEFISMA, como é comum em universidades de excelência pelo mundo.
Por fim, também foi discutido sobre a volta das aulas presenciais. Neste primeiro semestre, todas as disciplinas estão sendo planejadas de forma a serem online. Disciplinas experimentais teriam prioridade para ser presencial, mas não há condições para tal. A respeito do segundo semestre, ainda não há perspectivas para aulas presenciais