Reunião Ordinária da Comissão Organizadora do Bacharelado
O principal tópico da reunião de agosto (+ uma reunião extra com os RDs (Representantes Discentes) no dia 20/08) foi a respeito de mudanças na grade curricular do Bacharelado.
O cadastro das disciplinas atualizadas (Introdução à Termodinâmica, Física I, Física II, Física III, Física IV, Física Quântica, Física Experimental III-IV), com mudanças também nas ementas (as citadas + Mecânica I-II, Mecânica Quântica I-II, Eletromagnetismo I-II) exigiu que todo o texto que fosse para o JúpiterWeb fosse reescrito, bem como a alocação do semestre ideal + requisitos para cada uma das disciplinas.
Na reunião, os textos escritos pelo prof. Alexandre foram aprovados com unanimidade.
No dia 20/08, em reunião com os RDs, foram levantadas algumas pautas, a listar:
I) Mudança do semestre ideal de Mecânica Estatística. A pedido do prof. André Vieira, a ideia inicial seria trocar Mecânica Estatística do 5° para o 8° período no noturno, e do 6° pro 7° no integral. Problemáticas envolvidas:
I. 1) surpreender possíveis formandos e prejudicá-los; solução: solicitar à CG um possível oferecimento “duplo” de Mecânica Estatística em 2026.1
I. 2) O quinto período do noturno passa a ter como obrigatórias as disciplinas de Física Matemática I e Física Experimental V. Para que os estudantes cumpram o mínimo de 12 créditos exigidos pela USP, devem ser oferecidas disciplinas optativas em número adequado.
II) Requisitos de Introdução à Física Computacional I (agora obrigatória do 2° sem. ideal, no lugar de MAC0115). Como MAC0115 não possuía requisitos, a ideia era manter a mesma coisa. No entanto, por experiência prévia dos RDs, foi sugerido que ao menos a disciplina de Física I fosse requisito para a mesma, dado que as situações físicas exploradas necessitam uma noção básica. Cálculo I não foi colocado como requisito a pedido do professor, que argumentou que as possíveis deficiências da disciplina de Cálculo I poderiam ser supridas sem grandes dificuldades. Como o número de reprovações na disciplina de Cálculo I costuma ser especialmente maior, este foi levantado como um motivo para não incluí-lo como requisito na disciplina mencionada, a fim de evitar atrasos no curso.
Sobre os autores: Ryan Issa Sabha de Oliveira e Letícia Longo Pires de Moraes são alunos do bacharelado em física e RDs da CoC-bach.
Reunião do Grupo de Trabalho de Revisão do Regimento Interno de 4 de Setembro
Você sabia que o IF tem um regimento interno? O Instituto de Física assim como as outras unidades de ensino da USP possui um regimento interno, isto é, um conjunto de regras que orienta todos os ritos e processos de andamento de reuniões das comissões internas do instituto, bem como das comissões (como COC, CG, CPG), contratação de professores, admissão de alunos de pós-graduação, aprovação e modificação desses mesmos procesos, etc. Nosso regimento interno delineia todos esses ritos com base no regimento interno da USP e na legislação estadual vigente.
Em busca de atualização do nosso regimento interno, que não passa por uma revisão sistemática desde 1994, criou-se um Grupo de Trabalho para andamento deste trabalho. Esse Grupo conta com a participação de professores e dois estudantes, uma aluna de graduação e um aluno de pós [se quiser pode colocar nossos nomes].
Na quinta-feira do dia 04 de setembro, houve a primeira reunião deste GT. Estávamos presentes eu (Franção), a Kaline, o Luis Gregório (presidente da CG até semana passada) a Beth (Coordenadora da Fismed) e mais dois outros professores.
O regimento do IF é antigo e a última grande revisão dele foi realizada em 1994, com adições e alterações desde esse ano até hoje. Algumas tentativas de alteração desse documento não passaram pois existe a necessidade de 2/3 de quórum (não lembro se de professores/funcionários/alunos) para aprovar as mudanças.
Entre algumas das mudanças sugeridas estão a redução de número de participantes da congregação, revisão de composição da CG, das COCs, mudança de nomes de organismos da instituição (tais como CPQ para CPQi e as comissões de relações nacionais e internacionais), formalização de participação de funcionários nas comissões e nos departamentos).
A proposta é a modificação do regimento em blocos, sendo (em ordem de importância segundo a Kaline e presentes)
1° Bloco: CG, COCs, CRNINT, CPQI (com base e m orientação da reitoria)
2° Bloco: Revisão de etapas de concurso de professores (falaram bastante sobre a prova eliminatória acadêmica e avaliação de projetos de pesquisa)
Outros Blocos: Tópicos além dos outros dois primeiros. Aconselharam que cada setor analise o regimento, se possível, no que diz respeito a sua própria categoria (ex.: eu Franção ficaria responsável por ler em detalhes e propor alterações em tópicos sobre pós graduação)
Marcamos uma nova reunião para decidir o presidente dessa comissão de revisão de regimento e a previsão é que até março os dois primeiros blocos estejam prontos para ser avaliado pelos departamentos do IF, ser votados em comissões e enviados para avaliação da universidade
Aparentemente temos apoio jurídico para avaliar a legalidade das mudanças propostas.
Sobre o autor: Vinícius Franção é aluno de pós-graduação no Departamento de Física Matemática, presidente do Cefisma e militante da UJC/PCBR.
Reunião Ordinária da Congregação de 28 de Agosto
O primeiro tópico da reunião foi a apresentação de um projeto do professor Rodrigo Bissacot do IME-USP, representante dos professores associados no Conselho Universitário (CO). O projeto em questão não foi levado para votação, apenas apresentação e busca por apoio do IF-USP por parte do professor Rodrigo Bissacot para que seja colocado em pauta do CO. A proposta é sobre “valorização de docentes e funcionários sem impacto na sustentabilidade financeira da USP”.
A proposta em questão tem como carro chefe uma modificação no regime previdenciário dos docentes e funcionários USP, de forma que seja bonificado o funcionário que entregar e/ou realizar projetos relacionados a ensino, pesquisa ou extensão. Apesar de parecer competitivo, o professor Bissacot enfatizou que não se trata disso e que não haverá um rankeamento. Para conseguir a verba sem que atinja a dita “sustentabilidade financeira”, a ideia é utilizar da reserva de juros anuais da USP, que conhecidamente não é pequena. Vinte e uma unidades já se posicionaram favoráveis ao projeto, dentre elas a FM-USP, a Escola Politécnica e o IB-USP. Para acessar a proposta na íntegra, foi disponibilizado o link https://tinyurl.com/gratificacaoreservas.
Após essa apresentação, os assuntos ordinários para votação entraram em pauta, como a homologação aprovada das professoras Valéria Silva Dias (IF-USP) e Maria Elena Infante Malachias (EACH-USP) como presidente e vice-presidente, respectivamente, da Comissão de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Além disso, também foi aprovada a homologação do professor João Carlos Alves Barata como o representante suplente do DFMA na Comissão de Graduação e do professor Oscar José Pinto Éboli como suplente do DFMA na Comissão de Pesquisa.
Também ocorreu a eleição das chapas de presidente e vice-presidente para as comissões graduação (CG), pós-graduação (CPG), pesquisa (CPq), cultura e extensão (CCEx) e inclusão e pertencimento (CIP). Em todas as comissões houve apenas chapa única e portanto os novos presidentes e vice-presidentes são:
- CG
- Profº Oscar José Pinto Éboli (presidente)
- Profº Alexandre Alarcon do Passo Suaide (vice-presidente)
- CPG
- Profº Marcio Teixeira do Nascimento Varella (presidente)
- Profº Marcelo Martinelli (vice-presidente)
- CPq
- Profº Valdir Guimarães (presidente)
- Profº João Carlos Alves Barata (vice-presidente)
- CCEx
- Profº Daniel Reinaldo Cornejo (presidente)
- Profº Nilberto Heder Medina (vice-presidente)
- CIP
- Profº José Fernando Diniz Chubaci (presidente)
- Profª Nora Lia Maidana (vice-presidente)
Enquanto as eleições ocorriam eletronicamente, foram votados diversas bancas de concurso para professor e também a aceitação das inscrições. Vale lembrar que também foi votada e aprovada a adesão do IF-USP às novas regras do Estatuto e Regimento Geral da USP referente aos concursos para docentes. Com as novas normas, agora a banca do concurso deve seguir o pedido da vaga e não dos inscritos, isto é, a banca para um concurso de Professor Doutor pode ser composta por professores doutores, associados e titulares, mesmo que nos inscritos tenha um titular em outra universidade. Antes da adesão, caso houvesse um professor titular dentre os inscritos, toda a banca deveria ser composta por titulares.
Além disso, as novas regras também permitem que a prova eliminatória dos concursos seja uma prova escrita anonimizada para a banca e/ou uma análise do projeto acadêmico, que deve incluir ensino, pesquisa e extensão. Essa nova mudança é uma boa medida para conter o avanço dos chamados “pára-quedistas”, que são supostos doutores que se inscrevem em concursos para desmoralizar e fazer chacota da universidade, seja causando desordem ou difamando a banca no momento da prova, com o objetivo de tirar do sério a banca propositalmente, gravar e publicar nas redes sociais. Tal movimento não é exclusivo do IF-USP e foi relatado em todas as unidades USP, entretanto nenhuma medida foi tomada com o objetivo de barrar abertamente esse comportamento, mesmo quando claramente o currículo de um inscrito em concurso é claramente charlatão.
Ademais, as pautas de expediente foram colocadas e dentre elas a mais importante é a criação do Grupo de Trabalho para o Regimento do IFUSP. O GT em questão tem como objetivo reformular o regimento interno do instituto, visto que, tal como o PPP anteriormente, está desatualizado e carente de diversas adições para prever ações a serem tomadas que não estão previstas no atual regimento. Fazem parte do GT as seguintes pessoas:
- Profª Elisabeth Mateus Yoshimura (Coordenadora);
- Profº André Machado Rodrigues, pelo DFAP;
- Profº Antônio Martins Figueiredo Neto, pelo DFEP;
- Profº Carlos Eduardo Fiore dos Santos, pelo DFGE;
- Profº Gustavo Alberto Burdman, pelo DFMA;
- Profº Luís Gregório Godoy de Vasconcellos Dias da Silva, pelo DFMT;
- Profª Edilaine Honório da Silva, pelo DFNC;
- Sr. Demóstenes José de Melo, funcionário não docente;
- Sra. Elisa Torrecilha Costa Pinto, discente da graduação;
- Sr. Vinícius Silva Franção, discente da pós-graduação.
Na parte de comunicação das comissões, a diretora Kaline informou que a semana da física será contabilizada como Atividade Acadêmica Complementar para o sistema júpiterWeb. Além disso, a CCEx informou que a reitoria deve recompor o número de bolsas PUB para a categoria de extensão. A Kaline em seguida informou que caso a reitoria não o faça, o instituto fará.
Sobre o autor: Guilherme Aciron Loureiro Lancaster de Torres é representante discente junto a comissão de graduação
Reunião Extraordinária sobre a Semana da Física do dia 10 de Setembro
O professor Alexandre Correia, coordenador da comissão do bacharelado, chamou uma reunião junto dos representantes discentes da CoC-B (comissão organizadora do curso do bacharelado) e da CG (comissão de graduação). Na reunião também estavam presentes o Representante da CoC-Lic (comissão organizadora da licenciatura) e um aluno com bolsa institucional para auxiliar com questões burocráticas.
Pelo que ficou entendido na reunião, o IFUSP quer que aconteça a Semana da Física mas que ela seja organizada pelos alunos, assim como a semana da Licencitura e da Física Médica são (de acordo com o professor Correia). Os representantes da CG não estavam cientes que a responsabilidade cairia sobre eles também.
A semana esta planejada para acontecer do dia 22 ao 26 de Outubro. Os professores já foram informados e houve o pedido para que cancelem as aulas das 10h da manha e as aulas todas do noturno. Entretanto, isso não foi uma imposição, assim é possível que alguns professores não sigam essa recomendação.
Ademais, é importante frisar que a Semana da Física contara horas AAC (atividade acadêmica complementar). Vale destacar que os alunos do bacharelado que ingressaram depois de 2023 devem fazer 60h de AAC, para mais informações no site da IFUSP em Manual do curso de bacharelado em física na aba de atividades acadêmicas complementares.
Nesta primeira reunião, algumas ideias foram levantadas sobre possíveis eventos. Dentre eles, fazer uma atividade junto do Acolhimento do IFUSP, fazer um Convite a Física, um evento junto de Docentes para perguntar para eles sobre suas experiências, Rodas de Conversa, Palestra/Conversa sobre AEX (atividades de extensão) e PPP (projeto político pedegógico).
Sobre o autor: Triz Persoli é representante discente junto da comissão de gradução e é vice presidente do Cefisma
Reunião do Grupo de Trabalho de Revisão do Regimento Interno de 9 de Setembro
A discussão principal foi sobre quem presidiria o GT (grupo de trabalho), visto que a profa. Elisabeth Yoshimura está em licença prêmio, esta para se aposentar, e não gostaria de presidir.
O prof. Luís Gregório sugeriu na reunião passada escolher ou o prof. Antônio Figueiredo ou prof. Gustavo Burdman, por serem mais experientes. Porém, o prof. Figueredo também está para se aposentar e o prof. Burdman irá sair do país logo no começo do ano que vem, e já está pedindo que alguém do DFMA (departamento de física matemática) o substitua. Daí, a sugestão ficou para o prof. Luís Gregório presidir, pela experiência na CG (comissão de graduação), mas ele não estava na reunião de hoje para concordar.
Sobre o autor: Elisa Torrecilha é representante discente do grupo de trabalho de revisão do regimento e aluna do bacharelado em física