Repasse da Reunião Ordinária da Comissão de Graduação de 15 de agosto
Oficializa-se o professor Oscar Éboli como novo presidente da comissão de graduação, eleito junto a seu vice, Alexandre Suaide. A cerimônia foi realizada ao final da reunião, com o ex-presidente Luís Gregório passando a chave da sala ao outro professor, finalizando seu 4° ano na presidência.
Sobre as pautas que dizem respeito a disciplinas da graduação, foi discutida a atualização dos pré-requisitos frente a criação da nova disciplina de termodinâmica e redução de créditos de física 2. Especificamente, será atualizada a disciplina de mecânica estatística para tomar introdução à termodinâmica (ao invés de física 2) como pré requisito. Nessa mesma discussão, os RD’s (Representantes discentes) e o professor André Vieira chamaram atenção para a má alocação dessa disciplina no 6° semestre do período ideal diurno e 5° noturno (especialmente após a atualização da ementa); o consenso, que será levado à discussão, é que a disciplina seja deslocada no período ideal para respectivamente o 8° e 9° semestre. Ademais, foi aprovada rapidamente a atualização da ementa da disciplina QBQ0114 (Bioquímica e Biologia Molecular), optativa do Bacharelado em Física Médica, que sofreu leves alterações.
Também houve deliberação sobre a visita do CEE (Conselho Estadual de Educação) ao ifusp para a renovação do curso de física médica. A professora Elisabeth Yoshimura, presidente da CoC-FM (Comissão organizadora do Curso de Física Médica) acompanhou a visita, que se estendeu inclusive para espaços estudantis como o HS (Hackerspace), e à faculdade de medicina. Frente a isso, os RD’s questionaram se os espaços estudantis da faculdade de medicina foram visitados, para a qual a resposta foi negativa, trazendo à discussão as queixas dos estudantes sobre não haver um espaço próprio para a permanência na instituição, se tratando do único curso presente na medicina no noturno. A presidente da CoC afirma que não estava ciente dessa queixa.
Concluiu-se também o assunto referente à professora Maria Cecilia Barbosa da Silveira Salvadori, que ministrou a disciplina 4300270 ( Eletricidade e Magnetismo I ) para o IGc ( Instituto de Geociências). A professora foi alvo de denúncias em uma carta enviada pelos alunos, alegando uma conduta de monitoramento excessiva frente a uma suspeita de cola da professora. A carta retrata diversas situações de constrangimento e prejuízo provocadas pelas ações da professora durante as avaliações. A resolução tomada pela CG do ifusp foi de “ter cuidado” com a alocação da professora para essa disciplina no IGc.
Sobre o autor: Murilo Trevisan é aluno do bacharelado em física e RD da Comissão de Graduação.