Reunião Ordinária da Comissão Organizadora do Curso do Bacharelado de 1 de outubro
O primeiro tópico a ser discutido na reunião de outubro foi a Semana da Física. O professor Alexandre Correia passou pelos principais pontos da organização das atividades da CoC-B.
Em seguida, foi discutido a respeito de equivalência entre disciplinas pontuais cursadas na Universidade de Padova e as disciplinas do Bacharelado, devido à solicitação de alguns estudantes que fizeram parte do programa de intercâmbio.
Por fim, a Diretoria solicitou que a CoC-B estabelecesse duas metas de realização para os próximos dois anos. Os RDs presentes comentaram que seria de grande importância se a CoC-B fizesse uma averiguação maior das disciplinas do IME que são oferecidas no IFUSP (que muitas vezes possuem disparidade extrema, dependendo do professor que ministra a disciplina), e isso poderia entrar como objetivo para um futuro próximo.
Sobre os autores: Ryan Issa Sabha de Oliveira e Letícia Longo Pires de Moraes são alunos do bacharelado em física e RDs da CoC-bach.
Reunião Ordinária da Comissão de Graduação de 17 de outubro
A primeira versão da carga didática, elaborada pelo presidente da comissão de graduação (CG), Oscar José Pinto Éboli e pelo presidente da comissão coordenadora do curso do Bacharelado (COC bach.), Alexandre Lima Correia, foi apresentada para revisão e alocação de disciplinas e docentes sem carga. As disciplinas do 7º semestre ideal, foram planejadas contando com o oferecimento de QFL0606 – Fundamentos de química para física, esta porém, sob decisão unilateral dos responsáveis no Instituto de Química, não será oferecida em 2026. Para suprir a disciplina, que é obrigatória para os ingressantes de 2024 e anos anteriores, o Instituto de Química propõe oferecer uma optativa, que substituiria a obrigatória através de um pedido de equivalência.
O presidente da CG também traz notícias da reunião do conselho de graduação (CoG), procurando discutir a aplicabilidade de uma nova ferramenta sendo implementada na universidade. Trata-se de uma inteligência artificial, treinada no banco de dados dos alunos da USP, que estima a probabilidade de um aluno não se graduar baseado em seu andamento no curso. Essa informação será disponível ao próprio discente e aos professores com acesso aos históricos escolares dos alunos – presidentes de CoCs e presidente da CG. Por hora não foi definida nenhuma aplicação para este dado.
Sobre o autor: Murilo é RD junto a CG.
Reunião Ordinária da Comissão de Graduação de 14 de Novembro
Nesta reunião, houveram algumas mudanças na carga didática. Em destaque, o professor Paulo Nussesnzveig esta alocando para Mecânica Quãntica II, o profesor Fernando Assis Garcia esta alocado para Eletromagnetismo II e o profesor Airton Deppman para Mecânica II; essas mudanças aconteceram pois os professores que estavam alocados para Mecânica Quântica II e para Eletromagnetismo II estarão fora no Brasil no próximo semestre.
Além disso, para os alunos do bacharelado que entraram em 2023, é importante estarem cientes que a discplina obrigatória (para quem ingressou em 23′ e em 24′) de química de 6 créditos não será oferecida – QFL0606. No lugar, o IQ (Instituto de Química) irá oferecer uma disciplina equivalente de 4 créditos quartas de tarde e quintas a noite.
Por fim, foram discutidas reformas no IFUSP – tanto as que devem acontecer no próximo ano quanto as que vão entrar no Plano Diretor. Para o ano que vem, devido a nova discplina obrigatória de física computacional, as salas 2022 e 2024 vão passar por uma reforma grande. A parede entre elas vai ser derrubada e substituida por uma parede móvel, permitindo que as salas se transformem em uma única comportando turmas maiores. Ademais, serão comprados diversos computadores para que todas as mesas da sala tenham um, além das mesas serem de um modelo que permite o trabalho colaborativo e aulas ativas. Além disso, outra reforma grande que esta por vir é dos auditórios César Lattes e Marcelo Damy, mas essa só será feita depois que as demais reformas estiverem prontas.
Sobre o Plano Diretor, estão ocorrendo oficinas para termos a construção conjunta. O Plano Diretor irá decidir as reforas que vamos fazer no IFUSP pelos próximos anos, então é importante a participação dos alunos. Alguns pontos já foram levados para a CG (comissão de graduação) pelos RDs, que falaram com o HS (HackerSpace) e com algumas discentes de anos variados. Se tiverem sugestões de mudanças, falem com os RDs ou com o CEFISMA. Dentre as reformas sugeridas, temos:
- Fazer manutenção e substituição dos ar-condicionados;
- Cadeiras novas para o HS;
- Reforma na capela do HS;
- Criar uma cobertura externa paralela ao prédio principal do IFUSP (na frente da biblioteca, Amélia e bandeco). Se possível extender para as tias do cookie e para o Abrahão;
- Colocar mais bancos na entrada do primeiro andar do IFUSP;
- Instalar corrimão na escada entre a praça do Mickey e o Adma Jafet;
- Estender e cercar o bicicletário;
- No espaço do 2o andar em cima dos laboratórios didáticos: abrir para o público e cobrir com uma cobertura vegetal/artificial;
- Colocar lousas nas paredes do IFUSP;
- Mudar as lousas externas do IFUSP;
- Reformar o banheiro feminino do primeiro andar e aumentar o número de cabines dos banheiros femininos;
- Adicionar/atualizar para 3 pinos tomadas nas salas de aula do edifício principal;
- Colocar persianas nas salas ímpares.
Além disso, apresentamos uma proposta para a o espaço da antiga sala de estudos da biblioteca. A ideia é ser um lugar de produção científica, estudo e convivência.
Sobre o autor: Triz Persoli é RD junto a CG.