Reunião CG 05 mar. 2021

As pautas foram:

-Edital Santander
-Afastamento de professora
-E-disciplinas
-Monitoria
-Física I e II para o IAG
-Kit para laboratório
-Alteração de ementa de fiscomp
-Aprovação de disciplina optativa

Para o edital Santander, que neste ano tem o objetivo de contemplar a área das exatas, será enviado um projeto para mudanças no laboratório de moderna, Física experimental V, tendo sido desenvolvido primeiramente pelo prof Toninho. Foi falado sobre contemplar outras disciplinas no projeto, mas ele ficaria muito longo e o prazo é curto para poder desenvolver algo mais amplo. Foi citado uma certa responsabilidade do Instituto de Física ter um laboratório de moderna bem estruturado. Os instrumentos a serem comprados poderam ser utilizados em outras disciplinas a princípio. Foi criticado um ponto no texto pelo presidente da CG Fernando Navarra: “Vi também um toque no texto sobre manutenção, o Toninho fala sobre a falta de infraestrutura, mas acho que isso não deve ser o enfoque do projeto e não é o que o lado de lá quer ouvir, q eles querem um enfoque na inovação”. O que dá a entender que mesmo que o projeto seja aceito não haveria mudanças significativas nas salas de laboratório.

Para acessar o Edital:
https://drive.google.com/file/d/1dHWPh2t37ht8F2Oy2vkwbpkOWQfXGPHH/view?usp=sharing

O afastamento de professora se diz respeito a professora Elisa Ferreira, que foi uma das últimas professoras contratadas pelo Instituto, porém ela fez um pedido para continuar na Alemanha. Isto foi encaminhado para a CPG, em que o prof Abramo concordou, na CG também não houve objeções, sob pretexto que é bom para o Instituto manter as relações internacionais fortalecidas, mas foi pedido a contratação de um professor temporário, para se responsabilizar pela carga didática que ela teria se estivesse aqui. O departamento de física matemática ficou responsável para procurar este professor temporário.

Foi requerido um gerente do e-disciplinas em cada unidade, já que o prof Ewout ficou muito sobrecarregado no ano passado. Aqui no IFUSP não há professores que queiram se responsabilizar, então foi proposto alocar um funcionário para essa função. O Prof Navarra tinha avisado informalmente que tinha um nome em mente para assumir a função, mas numa reunião do CTA foi informado o deslocamento deste funcionário para a comissão de pesquisa. Então foi encaminhado a escrita de um ofício ao diretor, de modo a oficializar a necessidade de uma pessoa responsável pelo e-disciplinas.

A CG irá pedir novamente por um monitor para assessorar professores no moodle, mas também foi falado de englobar mais tarefas. O monitor da CG é o que possui maior bolsa, de 900 reais. Foi falado que este cargo seria preenchido somente com indicações, para não ser divulgado amplamente, já que se espera uma pessoa mais responsável para assumir essa posição. Foi encaminhado que será feita uma entrevista com um indicado pelo antigo monitor.

Sobre as outras monitorias, foi aprovado 400 mil reais para esse fim neste ano, com a possibilidade desse valor ser revisto no meio do ano. Ano passado foi gasto menos de 500 mil, mas foi pontuado que a aprovação desse número menor seria para um controle maior de gastos com monitor, já que indica uma redução do valor recebido.

Sobre as turmas do IAG foi combinado de abrir uma turma separada para eles, já que foi recebido muitas críticas com o método de ensino da Funchal, que levou a muitas evasões na disciplina pelos alunos. Essa turma terá aula com o professor Gabriel Landi. Foi comentado que a reação da professora não foi ruim, já que os alunos do IAG seriam menos desinteressados por física, tendo feito um apelo de dar a oportunidade para os alunos da astronomia em específico de terem aulas com ela.

carta do presidente da CG do IAG: https://drive.google.com/file/d/1PFA0yC1sNIhTwNoTkvszlMm1CoHWq27O/view?usp=sharing

Com respeito a recepção dos bixos, foi comentada a dificuldade de contato com os ingressantes, já que a única forma de contato é por e-mail e muitos não veem o e-mail. Nenhuma solução foi indicada para isso, além da importância da conversa com as CoCs. Além disso foi falado sobre o kit de laboratório, que já que não haverá matrícula presencial tem uma dificuldade para serem entregues, mas aparentemente a diretoria irá arcar com os custos de envio.

Num último momento da reunião foi aprovado uma mudança de ementa em fiscomp, que ficou:

1. Introdução ao uso de softwares de manipulação simbólica (Mathematica ou similares).
2 Introdução à linguagem de programação (preferencialmente Python).
3. Entrada e saída, gráficos.
4. Introdução a técnicas básicas de cálculo numérico (integração, diferenciação e cálculo de raízes). Noções de erro numérico.
5. Aplicações a modelagem de sistemas físicos simples: movimento em meios viscosos, campos gravitacionais, problemas de muitos corpos. Oscilações.

A aprovação se deu rapidamente, confiando nos professores envolvidos, mas não pensando muito como isso afeta o ensino e quais os propósitos numa maneira mais ampla, ou pensando na grade como um todo. A intenção é deixá-la como obrigatória para alunos de primeiro semestre a partir do próximo ano. Essa mudança, de optativa para obrigatória, deve ser apresentada no meio do ano e tem que ser aprovada também na congregação.

Outra questão aprovada foi a disciplina optativa apresentada pelo professor Caetano, que já havia sido aprovado pela CoC-B.

Comentários: No repasse anterior foi comentado a necessidade de um registro das reuniões, em atas e gravações. Isso não foi implementado nas reuniões futuras. Elas continuam não sendo gravadas e eu me disponibilizei em fazer um teste, escrevendo uma ata, que foi enviada ao presidente da CG, junto com considerações de que isso deveria ser uma tarefa rotativa, jpa que a participação da pessoa que escreve é restrita. Não foi aprovada a iniciativa nem foi respondido essas questões no e-mail. Deixando com que a decisão tomada em reunião anterior fique apenas como um comentário e não uma ação que a CG passe a realizar.

Neste mesmo e-mail falei que uma solução para a comunicação com os ingressantes seja utilizar o whatsapp do IFUSP ou outros meios, conversando com a Malu Tippi da CCex, que atualmente cuida do setor de comunicação do IFUSP.

Outra questão levantada neste meu e-mail foi o relatório que foi exigido em reuniões anteriores da CoC-B e CG para a Funchal (sei disso pela minha participação anterior como RD da CoC-B), dada as reclamações recebidas, já que este não é um problema apenas dos alunos do IAG.

Estes dois itens que comentei e perguntei neste e-mail não me foram respondidas ou levadas em consideração. O que me fez entrar em contato com a RD da CoC- B atual para perguntar sobre o relatório da Funchal. A resposta do presidente da CoC-B foi que esse encaminhamento acabou se perdendo e não foi pedido esse tal relatório, comentando que a única solução viável no momento seria a participação dos alunos na avaliação de disciplinas, pois com isso avaliado poderiam tomar providências em casos assim de uma maneira mais fácil, com argumentos mais embasados.

Nisto, fica nítido a falta de organização dos encaminhamentos e tarefas delegadas às comissões de graduação.

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