Comunicações
- Disciplinas Práticas de Atividades Física I e II (4300163 e 4300164), que
caracterizam AACs, serão extintas; - A próxima reunião da CoC-Bach ocorrerá no dia 08/07.
Repercussões da proposta de reestruturação do bacharelado até o momento
Reunião do Departamento de Física dos Materiais e Mecânica
A proposta teve uma boa recepção e a votação deverá ser feita na próxima reunião deles, então vamos aguardar.
Reunião do Departamento de Física Aplicada
Os integrantes do DFAP abraçaram e viram a importância do projeto para a criação da vertente computacional no IFUSP. Uma preocupação que tiveram foi com respeito às aulas aos sábados, no quesito de disponibilidade de professores darem aula neste dia da semana. Portanto, uma sugestão para resolver isso seria o revezamento com Física I; em um semestre uma das aulas de Física I (provavelmente uma aula de exercícios) seria ministrada no sábado e a aula de Física Computacional seria em outro dia da semana, e no outro semestre ocorreria o inverso. Entretanto, isso não é o ideal e só seria adotada caso não houvesse outra opção.
Houve um questionamento a respeito da sobreposição de MAC0115 com Introdução à Física Computacional, e uma mudança de abordagem ou mesmo a extinção de MAC0115 foi proposta. Porém, a extinção da disciplina é algo muito abrupto e enfraquece a vertente de física computacional. É importante que tenhamos uma disciplina de computação com a visão de um cientista da computação, da mesma forma que os outros institutos têm aulas de física com físicos. Além disso, houve uma reformulação de MAC0115 em 2020, portanto pode ser que haja resistência por parte do IME em modificar a ementa do curso. Como solução, sugeriram enviar um e-mail para o professor do IME que ministrará a disciplina, avisando-o sobre o conteúdo já visto , de forma que ele possa passar sobre certos assuntos com um teor de revisão, evitando redundâncias.
Sobre as AACs, houve um feedback positivo, mas os três créditos obrigatórios foram criticados, já que os alunos do noturno costumam trabalhar e talvez seja mais difícil eles conseguirem cumprir esta quantidade de créditos. O único argumento que justificaria manter os três créditos seria de que, a partir do 5o semestre, eles possuem uma carga didática obrigatória menor do que a do diurno, porém ainda assim não é muito razoável. Levantou-se a possibilidade de o noturno possuir dois créditos obrigatórios e o diurno três, mas, como ambos recebem o mesmo diploma, devem cursar o mesmo número de créditos. No conselho do DFAP, foi sugerido que os professores se mobilizassem para pensar em AACs para o noturno, como visita de laboratórios, estudos dirigidos e etc.
A reforma foi aprovada no DFAP, com a ressalva da modificação da disciplina Fundamentos da Química para Física (QFL0606) de experimental para teórica, que seria feita por causa da ementa. Outra opção seria manter como experimental e fazer pressão para haver aulas de laboratório, mas antes vamos buscar o motivo pelo qual não há e, dependendo do caso, faremos pressão para que haja aulas práticas; até porque, apesar de a teoria ser importante para algumas áreas de pesquisa do IFUSP, deve haver matérias no instituto que
suprem a parte teórica.
Reunião com os RDs
Aparentemente, a maior parte das reclamações foi por falta de comunicação e as dúvidas que os alunos tinham foram sanadas. Aguardaremos a assembleia com os estudantes para sabermos o posicionamento deles.
Outros tópicos a respeito da reformulação
A respeito do horário da disciplina de Introdução à Física Computacional I no sábado, a aula às 08h está fora de cogitação, será às 10h ou até mais tarde.
Podemos não estar “atrasados” em comparação com o curso de Física Computacional de São Carlos no quesito de disciplinas obrigatórias computacionais, mas ainda é importante que o aluno tenha uma boa base de física computacional, já que a maioria das linhas de pesquisa do IFUSP demandam conhecimento nessa área.
Optativas
Existem três disciplinas que não foram oferecidas de 2016 a 2021/1 e talvez seja o caso de conversar com os docentes responsáveis para excluir estas matérias, são elas:
- 4300327 – Introdução à Ótica Moderna;
- 4302360 – Aceleradores de Partículas: fundamentos e aplicações;
- 4300412 – Física Nuclear de Altas Energias.
Precisamos atualizar a tabela de oferecimento de disciplinas optativas, já que Introdução à Física do Estado Sólido (4300402) é oferecida todo ano, sendo alternada com a matéria da pós. Além disso, por causa do curso de Física Médica, pode ser que as disciplinas relacionadas à física médica sejam excluídas da tabela.
Demos apenas um “pontapé inicial” nesse tópico, pois ainda falta a comunicação com os docentes, e deixamos para discuti-lo detalhadamente na próxima reunião.