Reunião CoC-Bach – 24 SET. 2021

Pautas

  • Oferecimento de disciplinas optativas
  • Avaliação de disciplinas
  • Envolvimento do IF em projetos didáticos com a Poli

Oferecimento de disciplinas optativas

Os professores membros da CoC-B contactaram os docentes dos respectivos departamentos com o intuito de verificar se eles gostariam de se manter como responsáveis das disciplinas. Inesperadamente, poucos abriram mão das respon- sabilidades das matérias, inclusive as que nunca foram oferecidas. Sendo assim, com exceção de Física das Radiações II, que será substituída por uma equiva- lente de Física Médica, todas as disciplinas serão reformuladas, caso necessário, e oferecidas de acordo com a tabela. O problema que temos se refere ao enco- lhimento do corpo docente, pois, apesar do grande leque de optativas, a chance de elas serem oferecidas diminui bruscamente, já que as disciplinas obrigatórias são prioridade. Cerca de 30 docentes estão para se aposentar, o que representa uma grande perda na carga didática e a perspectiva é preocupante.

O Landi nos disse que, no DFMT, muitos docentes se manifestaram positiva- mente em manter as optativas, mas houve reclamações com relação a matérias que não estão na tabela. Uma solicitação, já antiga, é a de oferecer a disciplina da graduação de Física do Estado Sólido no primeiro semestre, sendo no noturno em anos ímpares e no diurno nos pares. Esta é bastante importante no departamento, além de haver interesse por parte dos alunos, e casa com a que é oferecida na pós. Apesar da falta de docentes, ainda é melhor manter e atualizar a tabela por questões organizacionais, pois ela representa o ideal e fica a cargo da CG decidir o que realmente vai ser oferecido.

O Alexandre disse que na FAP houve poucas solicitações de alterações, apenas pediram para retirar os professores aposentados da lista de docentes res- ponsáveis e a Márcia Fantini demonstrou interesse em oferecer uma nova opta- tiva experimental para o segundo semestre de 2022.

O Marchetti sugeriu fazer um anúncio solicitando optativas para um certo período e chamou a atençãode que nem todos os docentes têm informações das atribuições da CoC-Bach.

O Edivaldo disse que o professor Marcelo Martinelli sugeriu trocar a disciplina dele pela de Ótica Não-Linear no primeiro semestre e Ótica Quˆantica no

segundo, e abrir para alunos da graduacão.

O Higa lembrou que é preciso tomar cuidado com matérias da pós que podem ser oferecidas para a graduaçãopara evitar dupla contagem no oferecimento de disciplinas de determinada linha de pesquisa.

Avaliação de disciplinas

A análise das avaliações de disciplinas será feita entre esta e a próxima reunião. Os casos mais complicados, de Física Quântica e Física IV, já haviam sido enviados para o Higa e o Navarra no semestre passado. O primeiro parece ter sido resolvido, mas o segundo ainda está em andamento e a Suzana Salem já está ajudando.

No dia 10/09 teve a reunião da CG e um dos pontos abordados foi o da ava- liação das disciplinas. Aparentemente, o diretor está colocando pressão nestas avaliações, pois ela vai entrar no plano de metas, e foi proposto na CG que elas sirvam de instrumento para alocação de carga didática. Note-se que há uma diferença entre o uso das avaliações para a distribuição de carga didática, uma vez que isso é algo interno ao instituto, e o uso para avaliar o docente, que é algo que vai para a reitoria.

O Landi sugeriu que, para que o diretor possa utilizar esses questionários para avaliar os docentes, deve-se institucionalizá-los, já que eles estão a cargo apenas do Higa e do monitor atualmente.

Envolvimento do IF em projetos didáticos com a Poli

Este é um tópico mais informativo. No final do semestre passado, a PRG lançou um edital com recurso alto sobre novos laboratórios de ensino. O IFUSP submeteu dois projetos, um para reformas de laboratórios já existentes, que já está em andamento, e outro para criar novos laboratórios de física moderna, focados em radiações, e um laboratório com realidade virtual. Os dois projetos foram contemplados, mas não com 100 % da verba.

Os laboratórios didáticos já estão sendo renovados, a reforma da infraestrutura mais pesada já está acontecendo e está prevista para acabar em outubro, se preparando para que ano que vem as coisas voltem a ser presenciais. A parte de compra de equipamentos tem boa chance de ficar pronta para março.

O edital também visava incentivar parcerias entre institutos, de forma que o primeiro projeto do IFUSP foi feito em conjunto com a Escola Politécnica. A Poli também submeteu um projeto em parceria com o IFUSP, mas sobre laboratórios de ensino com metodologia ativa. Este também foi em parceria com o IME e recebeu uma maior parte do orçamento, de forma que ficou claro que a PRG aprova e incentiva metodologias ativas, como o Scale-Up. A Poli demonstrou interesse em redesenhar o curso de engenharia no período do biênio, começando com o curso de Engenharia Química, que possui apenas 60 ingressantes por ano, e após esse período de teste, se der certo, pode ser que o IFUSP

receba recursos para adquirir equipamentos visando o aprendizado ativo.

Esta reforma que a Poli planeja fazer é baseada nos cursos de engenharia da INSPER, que são cursos recentes, dos anos 90 para cá, e que se baseiam em métodos de competências, ou seja, o que se deseja que os alunos sejam capaz de fazer quando concluir o curso, não se baseando em ementas, metodologia arcaica que continua sendo aplicado tanto na Poli quanto no IFUSP. Por causa disso a INSPER oferece treinamento para os professores que querem aprender esta metodologia e que já está sendo feito pelos professores da Poli e professores selecionados do IFUSP como o professor Higa.

Após esse discurso, o Alexandre pontuou que isso precisa ser discutido num âmbito maior e que deve-se criar uma comissão paralela para ter ideias concretas de modernização.

O Higa concorda e disse que devemos observar como a mudança vai ser na POLI para ver se é algo aplicável ao nosso curso, além de que esse trabalho de modificá-lo é de longo prazo e que apenas devemos começar a pensar e discutir agora.

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