1ª PARTE – EXPEDIENTE:
COMUNICAÇÕES
I.1 Comunicações do Chefe;
Andamento das reformas do lab da prof. Márcia Rizzutto, dos escritórios e do térreo (antiga área de computação):
O projeto do laboratório da professora Márcia está bem adiantado, portanto as obras devem começar logo.
Quantos aos outros projetos, ainda são necessárias correções para adequar na legislação, principalmente com relação à segurança (rotas de fuga, etc).
I.2 Comunicações dos representantes do FNC nas Comissões Institucionais de Graduação, Pós-graduação, Pesquisa e de Cultura e Extensão, Comissão de Recursos Humanos;
Graduação: sem informes.
Pós graduação: sem informes. (membro não presente mas enviou o recado)
Cultura e extensão: nenhuma comunicação. Labmóvel ainda está sendo tratado, aguardam notícias. Precisam de sugestões de temas para o projeto “Física para Todos”.
Pesquisa: (membros não presentes.)
Recursos humanos: está sendo realizado o curso referente à norma NR10 para todos os funcionários.
Laboratório: está sendo feita instalação das luminárias na sala experimental do Pelletron. Estão esperando chegar as lâmpadas de LED para instalação.
LINAC: Agora existe uma portaria eletrônica com acesso usando carteirinha. Quando passarem, conferir que a porta está realmente fechada.
Membros do departamento: um membro manifestou uma preocupação com relação à fiação da iluminação do Pelletron (fios antigos e conduítes de metal); estão sendo trocadas as lâmpadas mas não a fiação.
→ Farão a inspeção dos fios.
- ATAS
II.1 Discussão e aprovação da Ata de Reunião do CDFN, realizada em 10/05/2021.
Aprovada por unanimidade.
2ª PARTE – ORDEM DO DIA:
III. ASSUNTOS A SEREM DELIBERADOS
III.1 Indicação de representante titular e suplente do DFN junto à Comissão de Consultorias e Convênios do IF;
Aprovada por unanimidade a continuação dos representantes atuais.
III.2 Aprovação das mudanças no Projeto político-pedagógico (PPP) do curso de Bacharelado do IFUSP;
Há duas mudanças:
I – Introdução das AACs (atividades acadêmicas complementares) a serem implementadas a partir de 2022. esta é uma exigência da secretaria estadual de educação e agora da pró-reitoria de Graduação. (exemplos de atividades: iniciação científica, monitoria, participação em colegiados, colóquios, etc.). Estas atividades podem ocupar até 10% da carga horária total do curso. No nosso curso a proposta é ocupar 3.6 % das atividades.
São discutidas na USP desde 2014, propostas em 2019, cobradas do IF em 2020.
II – Reforma da área computacional.
Antes | 1º Semestre | 2º Semestre | 3º Semestre | 4º Semestre | 5º Semestre | 6º Semestre |
Intr. Comp. | ||||||
MAC0115(4) | Calc. Num. | |||||
MAP0214 (4) | ||||||
Total: 20 | Total: 20 | Total: 20 + 2 | Total: 18 + 2 | Total: 12 + 2 | Total: 16 | |
Depois | 1º Semestre | 2º Semestre | 3º Semestre | 4º Semestre | 5º Semestre | 6º Semestre |
IFC-2 | ||||||
IFC-1 | 4300318 (2) | MAP0214 (4) | ||||
4300218(2) | MAC0115 (4) | |||||
Total: 22 | Total: 18 | Total: 20+2 | Total: 22+2 | Total: 16+2 | Total: 12 |
(tabela apresentada na reunião)
Após discussão, os membros do conselho não se sentem (em maior parte) confortáveis para já aprovar o documento proposto sobre a PPP.
III.3 Revisão da posição do DFN sobre a definição de carga simples e dupla.
(Abaixo, reprodução da proposta)
2) Definião de carga didática do DFN
Unificar a definição de carga didática do IF
Proposta: uma carga corresponde a uma turma de 4 ou 6 horas
Perspectiva: adequação gradual ao artigo 52 do Estatuto Docente
Incorporar as modalidades de atividade didática aceitas pela PRG: IC, Tutoria, …
Mais tarde: retomar a discussão do número de horas de acordo com a necessidade
A sugestão proposta foi adotada por unanimidade.