1. Relatório de Física I e II
O curso, da maneira que foi lecionado, foi pensado em ser um curso de física para alunos da Física. Não foi preparado para ter a quantidade de estudantes que teve e nem para ser no formato EAD. Além disso, houve uma grande evasão, tanto por parte de alunos do IAG quanto da Física, por motivos diversos. Sobre os estudantes do IAG, notou-se que os da Geofísica e da Meteorologia possuem perfis muito diferentes com relação aos da Astronomia e da Física, e que eles tinham muita dificuldade de acompanhar a disciplina, mesmo com bastante auxílio dos monitores. Foram dadas duas oportunidades de recuperação para os alunos de Física II (no final de 2020 e em março de 2021), porém foram poucos os que conseguiram recuperar. Apesar de tudo, houve um alto aprendizado por parte de um número apreciável de alunos e a professora Renata Funchal acredita que o curso teve uma boa performance, dada a situação.
A respeito dos alunos da Geofísica e Meteorologia, sempre notou-se uma diferença de perfil com relação aos da Astronomia e da Física, porém esta foi a primeira vez que foi recebido uma carta da CG do IAG solicitando que houvesse uma turma separada para os estudantes do IAG com outro professor. Como não é muito viável a criação de uma nova turma permanente para os alunos do IAG, pensou-se em uni-los com os estudantes do IO. Não haveria problemas com esta solução no EAD, porém as aulas presenciais costumavam ser no próprio IO.
2. Avaliação de Disciplinas
As disciplinas que chamaram atenção no último semestre foram: Física Quântica com o Ribas, Cálculo IV com o Pádua e Física III com o Higa. A primeira foi bastante criticada por não se adaptar bem ao modelo EAD; sobre a segunda, foi dito que o professor não deu aula (os alunos deveriam de estudar sozinhos), não interagiu com os alunos, apenas enviou listas e não havia monitor; e sobre a última, criticaram a ausência de correção e feedback das atividades avaliativas.
É necessário pensar se há necessidade de incluir outras questões no formulário e também em alguma forma de fazer com que mais alunos respondam o questionário. Foi apontado que o diretor sugeriu que as avaliações das disciplinas deveriam de estar atreladas à matrícula dos alunos, porém não é possível que isto seja aplicado no momento e também há problemas com esta ideia (por exemplo, obrigar os estudantes a responder o formulário pode fazer com que muitos respondam de qualquer jeito, dificultando sua análise posteriormente).
3. AACs
Já está encaminhada a ideia final sobre as AACs da graduação e as atividades que estão sendo pensadas são: atividades esportivas, premiações na graduação, monitoria em cursos de graduação, práticas de atividades profissionais extramuros, atividades acadêmicas na Agência USP de Inovação e monitorias no “Show da Física” (está sendo discutido sobre esta última ficar como AAC da CCE); a carga horária de todas serão de 30h, com exceção de atividades esportivas, que será de 10h. Sobre premiações na graduação, parece que atualmente não existem prêmios na graduação, mas pensa-se em criar um prêmio de melhor aluno.
4. Comunicados
- O intuito do Programa PART é contratar pós-docs para lecionarem por 1 ano e o prazo de inscrição é até dia 25/04 e a CoC-Bach precisa dar “ok” nas inscrições.
- Costuma-se enviar dados para o Guia da Faculdade do ESTADÃO, porém não há transparência na análise deles, então há uma tendência de haver um boicote geral da USP; aguarda-se um posicionamento da Pró-Reitoria.
- É necessário deixar os docentes cientes do Cronograma do SISU e que eles receberão alunos novos até dia 26 de maio.