Repasse da Reunião Ordinária da Comissão de Graduação de 11 de abril
Em primeiro tópico de discussão, foi novamente comentada a possibilidade de adesão da USP ao ENADE (exame nacional de desempenho de estudantes). No dia 8 de maio às 16h, ocorrerá uma roda de conversa aberta para os alunos e docentes para falarmos sobre o ENADE. Nesse evento, terão representantes da reitoria explicando o que significa aderir ao ENADE e serão tiradas dúvidas, a presença estudantil é fortemente incentivada. Vale notar que, de acordo com o presidente da CG (comissão de graduação), é preciso ter uma nota no ENADE para que os licenciandos prestem concurso na rede pública; caso eles não tenham feito o ENADE terão que pegar uma taxa para fazê-lo durante o processo do concurso. Ainda ficou a dúvida, no entendimento da RD (representante discente), se caso o IFUSP aderir ao ENADE, todos os discentes terão que fazê-lo no final do curso com alguns sorteados para fazer tanto no começo do curso quanto no final, ou se isso se aplica somente para os discentes da licenciatura.
Em seguida, surgiu o informe que a PRG (pró-reitoria de graduação) tem uma proposta de sistema integrado (no júpiter) para fazer a avaliação de disciplinas, de forma a incentivar fortemente todos os estudantes a preencher. Assim, foi brevemente levantada a ideia de usar esses dados de avaliação para dar maior ou menor prioridade a cada docente nas disciplinas que escolherem, usando como base a avaliação deles e discussões nas CoCs (comissões organizadoras de curso).
Por fim, começou a discussão da carga didática. Vale ressaltar que já havia passado mais de uma hora de reunião quando chegamos nesse tópico e diversos dos membros da CG já precisavam sair para ir para outros compromissos. Então, acabou por só ter tempo de discutir a disciplina de Mecânica Quântica I, visto que tinha dois abaixo-assinados para dois docentes diferentes lecioná-la e, então, a CG queria resolver essa situação logo. Os docentes são o Alexandre Suaide e o Gustavo Bürdman e ambos colocaram Mecânica Quântica como primeira opção. Assim, foi preciso encontrar um critério de desempate. Pelo meu conhecimento dos critérios, ter carga dupla trás prioridade para o docente então apontei na reunião que o professor Suaide planejava ministrar Tópicos Atuais em Física e Mecânica Quântica, ou seja, carga dupla. Porém, a CG decidiu usar como critério de desempate o tempo que o docente ficou sem lecionar a disciplina, e o professor Bürdman estava a mais tempo. Logo, ficou decidido que a princípio o prof. Gustavo será alocado para Mecânica Quântica I e, caso a turma fique muito cheia na primeira interação, irão abrir uma segunda turma alocando o professor Alexandre. Na visão da RD, há fatores suficientes para acreditar que existirá a necessidade de duas turmas. Por ser necessário fechar a carga logo, será proposto uma reunião extraordinária nas próximas semanas.
Sobre o autor: Triz Persoli é vice presidente do Cefisma e Representante discente junto a Comissão de Graduação desde 2024
Repasse da Reunião Ordinária da Congregação de 24 de abril
Foi uma reunião bem curta, porém que traz consigo dados importantíssimos. A professora Beth Yoshimura analisou a evasão e conclusão do curso do Bacharelado em Física de 2015 a 2024. Neste período, foram analisados 1405 alunos, que correspondem a um total de 436 abandonos e 494 conclusões (excluindo transferências). Percebeu-se que a taxa de evasão aumenta com a idade de ingresso, é menor entre alunos que recebem algum auxílio e é maior entre alunos que entram por alguma ação afirmativa (válido pontuar que a USP só aderiu as cotas em 2018). Os dados são alarmantes e revelam uma taxa de formação ainda menor para alunos do bacharelado noturno. Isso deu início à uma discussão envolvendo a base com o qual os alunos chegam na universidade, o que foge totalmente do foco, ou à viabilidade de manter um curso noturno com uma taxa tão baixa de formandos. É uma pena perceber que muitos docentes parecem concordar com essas opiniões, ao invés de encabeçarem uma discussão que vise mitigar os efeitos de uma péssima escolarização.
Sobre o autor: Júlia Beatriz Aparecida é representante discente junto a Congregação
Repasse da Reunião Ordinária da Comissão Corrdenadora do Curso do Bacharelado de 7 de maio
Neste mês, tivemos reuniões da CoC-B nos dias 07 e 15 (excepcionalmente). O principal tópico de discussão foi a atualização do PPP (Projeto Político Pedagógico) do Curso de Bacharelado, que foi realizado ao longo de alguns meses desde o ano passado com o GT do PPP. Vale mencionar que as mudanças (que listaremos a seguir), foram aprovadas para discussão por unanimidade pelos membros da comissão. Agora, as mudanças serão votadas e discutidas na Congregação. Entre as principais mudanças que serão discutidas, estão:
- Redução de número de créditos das disciplinas de Física Básica (I-IV), de 6 para 4 créditos.
- MAC0115 deixa de ser uma disciplina obrigatória no segundo semestre e passa a ser optativa.
- Criação da disciplina de Introdução à Termodinâmica (2 créditos) para o segundo semestre.
- Atualização das ementas de Física I e II. Corpos rígidos passa a integrar Física II.
- Introdução à Física Computacional passa a ser uma disciplina obrigatória, 2° sem, de 4 créditos.
- As disciplinas de Física Experimental III e IV passam a ter maior integração com a disciplina teórica.
- Física Quântica passa a ser uma disciplina de 2 créditos.
- Atualização nas ementas e bibliografias das disciplinas de Mecânica I e II, Mecânica Quântica I e II, Eletromagnetismo I e II e Mecânica Estatística.
A principal motivação na redução dos créditos reside na obrigatoriedade dos 10% de extensionismo, o que diminuiu o balanço obrigatórias/optativas (importante para a formação). Maiores atualizações sobre o assunto devem constar na próxima reunião da Congregação.
Sobre os autores: Ryan Issa Sabha de Oliveira e Letícia Longo Pires de Moraes são RDs junto a CoC-bach
Repasse da Reunião Ordinária da Comissão de Graduação de 16 de maio
No começo da reunião foi decidido um representante do IFUSP na CoC (comissão organizadora do curso) da Licenciatura em matemática. Apesar de não ser um assunto muito pertinente para nós quanto estudantes, a RD questionou sobre o representante do IME nas nossas CoCs e, aparentemente, é crônico que na CoC do bacharelado em física o representante do IME não participa das reuniões. É importante lembrar que tivemos diversos problemas com professores do IME nesses últimos anos que seriam mais facilmente resolvidos se tivéssemos um representante do Instituto presente e ciente desses problemas.
Em seguida, foi falado da carga didática. As novas deliberações foram sobre optativas, em particular que terá oferecimento tanto física-matemática II no noturno quanto de física-matemática III no diurno, ambos com o prof. João Barata. A carga didática já está disponível no site do IFUSP (https://portal.if.usp.br/cg/pt-br/carga-did%C3%A1tica-do-if). O que é interessante saber é, que do corpo discente total do IFUSP, aproximadamente ⅓ dos docentes tiveram isenção da carga no próximo semestre. Os motivos variam, alguns por questão de afastamento por estarem viajando por pesquisa, outros por exercerem o bônus noturno ou o bônus de carga dupla, outros por estarem para se aposentar, dentre outras razões. Nessa discussão, surgiu o ponto dos docentes terem isenção da carga didática ao lecionarem disciplinas na pós-graduação com mais de seis alunos matriculados. O estatuto docente coloca maior prioridade na alocação de docentes em disciplinas obrigatórias e optativas de oferecimento obrigatório da graduação do que em disciplinas obrigatórias da pós -graduação. Entretanto, para a nota do conceito capes é importante ter oferecimento de diversas disciplinas da pós-graduação, e a isenção da carga didática é um incentivo para que os docentes deem cursos de pós; visto que são trabalhosos e pegar carga na graduação e na pós concomitante não é uma possibilidade para muitos deles.
Depois, foi citado o novo PPP (projeto político pedagógico), que foi aprovado; essa aprovação foi bem suave visto que boa parte dos membros da CG estavam no GT-PPP (grupo de trabalho do PPP). Entretanto, surgiu uma dúvida da RD sobre o oferecimento de disciplinas que existiam no PPP antigo e deixaram de existir no novo PPP, visto que os alunos ingressantes até 2025 tem que cursá-las. O que me foi dito é que elas continuaram a ser oferecidas dentro do período ideal dos alunos de 2025 e, depois, deixaram de ser oferecidas nos moldes do PPP antigo. Perguntei sobre o que ocorre caso algum aluno não consiga cursá-la no período ideal ou reprove na disciplina, visto que ela não seria mais oferecida. Me foi assegurado que farão uma tabela de equivalências entre as disciplinas antigas e as novas e, então, nesses casos excepcionais os alunos cursam as disciplinas equivalentes do PPP novo e pegam as respectivas equivalências com PPP antigo.
Por fim, foi discutida a questão do ENADE. No dia 15 de maio ocorreu a aprovação da USP no ENADE, com 40 votos a favor no (CoG) e 2 contrários. Foi comentado pelo prof. Luis Gregório que os alunos do bacharelado não vão ter que fazer o ENADE, por hora, pois para que um curso tenha que fazê-lo é preciso existir 100 oferecimentos desse curso no Brasil com no mínimo 1000 formandos; segundo o professor esse não é o caso. Entretanto, a licenciatura terá que fazer o ENADE a partir do ano que vem, com a prova em outubro; os alunos que não forem abonados de fazer prova devem fazê-la, caso contrário não poderão se formar. Para a divisão da nota do curso no ENADE, vale notar que 20% vem da nota dos alunos no ENADE e 35% vem do Indicador de Diferença entre os desempenhos observado e esperado (IDD), que expressa o valor agregado pelo curso à formação do estudante – desempenho esperado corresponde a pontuação obtida pelo estudante no ENEM e desempenho observado corresponde a pontuação no ENADE. Por fim, foi novamente comentado que a nota do ENADE vai entrar como a parte teórica da Prova Nacional Docente, que será “como um SISU das provas de concurso para as escolas públicas”.
Sobre o autor: Triz Persoli é vice presidente do Cefisma e Representante discente junto a Comissão de Graduação desde 2024
Repasse da Reunião Extraordinária da Congregação de 15 de maio – Seleção de propostas para a reitoria
Reunião curta pautada na seleção de projetos multiusuários para serem enviado à reitoria. Evidentemente, cada pesquisador, cada laboratório vai querer aquilo que lhe convém, aqui não foi diferente. As propostas foram enviadas com uma ordem de preferência da Comissão de Pesquisa, que priorizava a proposta do professor Marcelo Munhoz com uma “Infraestrutura Compartilhada de Computação de Alto Desempenho no IFUSP” avaliada em R$ 4.959.318,00.
Sobre o autor: Júlia Beatriz Aparecida é representante discente junto a Congregação
Repasse da Reunião ordinária do Conselho Técnico-Administrativo de 15 de maio
A reunião se iniciou com os processos de aberturas de edital para professores contratados. Entre as aberturas, é aclamado o estímulo à internacionalização de jovens docentes, tendo como exemplo a experiência do professor Lucas Cornetta, que irá passar 1 ano no exterior (08/2025-07/2026).
Houve prorrogação no contrato dos professores temporários, sendo adiado o contrato do mês de agosto para o mês de dezembro. Entretanto, não é garantia de que a universidade renove esses contratos para o ano de 2026.
Foram realizados diversos credenciamentos à CERT (Comissão Especial de Regimes de Trabalho), algo que está acontecendo muito no IFUSP. Em toda reunião do CTA, pelo menos 3 professores solicitam credenciamento à CERT.
Houve breve apresentação do laboratório multiusuário para biofísica, recentemente aprovado. No meio da apresentação, houve uma discussão sobre a ineficiência da FUSP (Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo), com ideias voltadas para a criação de um centro para lidar com a administração e burocracia de projetos, que hoje fica a cargo dos chefes de departamentos e de alguns professores. Comentaram sobre como a estrutura interna atual não é suficiente para lidar com os processos administrativos.
Foi apresentada a proposta de colaboração entre a USP e o CNPEM, com a proposta de fomento de 40 bolsas de doutorado, e 20 bolsas de pós-doc, entre orientação e coorientação de professores tanto da USP quanto do CNPEM.
O IFUSP aderiu ao transporte terrestre da reitoria, e os professores que quiserem realizar visitas de turmas, salas, etc. devem entrar em contato com a diretoria.
A Semana Acadêmica dos cursos será realizada na semana do dia 20 de outubro, havendo aula normal nesse período no horário das 08h às 10h da manhã. Nos demais horários não haverá aulas no IFUSP. A Semana Acadêmica da Física Médica será realizada na FMUSP. Os alunos devem participar da organização, assim como devem assistir às palestras, sendo apresentadas ideias no CTA como entrega de certificados. A diretoria quer organizar sessões de pôsteres na semana acadêmica, sendo cada departamento responsável por indicar os trabalhos que julgam mais pertinentes.
O representante da CIP (Chubaci) indicou que a movimentação realizada pelos estudantes para discussão no COIP sobre cotas trans não foi bem articulada, tendo em vista que não compete ao COIP a discussão sobre as cotas trans (acredito que minimamente, a pauta deveria ser discutida no máximo de espaços possíveis, e penso: se não compete ao Conselho de Inclusão e Pertencimento, então a quem compete?)
A reitoria aprovou R$850.000 para a higienização dos livros que foram danificados na biblioteca. Entretanto, o menor orçamento apresenta valores próximos de R$1.200.000. O espaço já está sem vazamentos, limpo, e falta somente a limpeza dos livros. Não houve ainda abertura do espaço, pois a limpeza dos livros demandará que haja espaço hábil para manipulação de estantes e dos próprios livros. A Kaline não quer que haja uma terceira festa de aniversário da reforma, e pretende encerrar a obra em 6 meses (não consigo enxergar a reforma sendo encerrada em 6 meses, tendo em vista que o período de limpeza dos livros provavelmente será realizado nas férias letivas, e existem outras pendências administrativas urgentes para a diretoria, que devem ser completadas antes do início do período de eleição reitoral).
Para o próximo ano, estão previstas reformas para outros espaços, como o prédio do Abrahão, do Adma Jafet, e do show da física.
Sobre o autor: Juan Matheus Munoz é representante discente junto ao Conselho Técnico-Administrativo